Figuras de Palavra

19 nov

Ao falarmos em Figuras de Palavra estamos nos referindo ao emprego de um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado. Ao utilizar essa ferramenta estamos buscando um efeito mais expressivo (mais forte) na comunicação.

Metáfora e Metonímia são dois exemplos de Figuras de Palavras. Saiba mais sobre eles:

METÁFORA

Nesse caso, utilizamos uma palavra fora do seu sentido básico. Na metáfora, um termo substitui o outro através de uma relação de semelhança – semelhança essa que é resultado da subjetividade. Então, Metáfora é a alteração do sentido de uma palavra ou expressão, é a busca de uma relação de semelhança entre dois termos.

Exemplos:

Encontramos a chave do problema. (Nesse caso, a palavra chave está sendo usada com o sentido de “resolução”, “solução” do problema, afinal, problemas não têm chave, mas sim solução).

“Amor é fogo que arde sem se ver” (Aqui, o termo fogo mantém seu sentido real de surgimento de calor – resultado da combustão de matérias inflamáveis. Além disso, ele possui seus sentidos figurados como paixão, sofrimento, ardor, fervor, etc).

METONÍMIA

Aqui, utilizamos uma palavra com seu sentido alterado, modificado. Ou seja, metonímia é a a figura de linguagem que consiste na troca de um termo por outro, onde a relação entre os elementos que esses termos designam não depende exclusivamente do indivíduo, mas sim da ligação que esses termos mantém. Há uma proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.

Exemplo:

Eduardo adora ler Machado de Assis. (Nesse caso, Machado de Assis substitui a expressão “as obras de Machado de Assis”).

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: